O blog como ferramenta de comunicação direta com o público

O blog como ferramenta de comunicação direta com o público
Blog como ferramenta de comunicação

Que tal um blog como ferramenta de comunicação para a sua empresa?

Muita gente ainda relaciona os blogs a diários pessoais, que pararam de ser utilizados na década passada. Mas manter um blog como ferramenta de comunicação está bem longe disso. No entanto, escrever posts pode aumentar, e muito, o reconhecimento da sua empresa no mercado, com já falamos um pouco disso em posts anteriores sobre marketing digital.

Empresas que possuem blogs podem usá-los para diversos fins. Entretanto, o objetivo final é sempre o mesmo: gerar visibilidade para a marca e contribuir para o crescimento do negócio. O blog como ferramenta de comunicação pode ser poderoso e engajar clientes e consumidores em seus produtos e serviços. A seguir, listamos algumas dicas para você avaliar se vale a pena criar um blog para a sua empresa o mais rápido possível

O blog como ferramenta de comunicação

Para traçar um histórico do blog como ferramenta de comunicação, é preciso voltar ao princípio da internet. Embora o termo blog tenha surgido só em 1997, páginas conhecidas como diários online (online diaries) existiam desde o início da década de 1990. Nesses relatos, pessoas escreviam sobre experiências diárias, comentários gerais, prosas, poesia e tudo o que poderia ser encontrado em um diário. Leitores podiam contribuir fazendo comentários.

Além disso, após um início lento, os blogs começaram a ganhar popularidade, e se popularizaram nos Estados Unidos principalmente após 1999. Nessa época começaram a surgir também as ferramentas de blog, como o Blogger.

Depois disso, a partir dos anos 2000, empresas passaram a perceber mudanças no comportamento dos consumidores, que os blogs como ferramenta de comunicação ganharam papel ativo no processo de compra, disseminando e procurando opiniões sobre produtos e serviços antes de adquiri-los. Além de serem temas de publicações em blogs pessoais, empresas resolveram criar os seus próprios diários virtuais. E, com a popularização de estratégias como Marketing Digital e Inbound Marketing, o blog como ferramenta de comunicação, tornaram-se peça-chave para aqueles que buscam ser encontrados na internet.

Como criar um blog como ferramenta de comunicação

Agora que já falamos sobre o histórico dos blogs, é hora de comentar como você pode, de fato, criar um blog como ferramenta de comunicação para sua empresa. Difícil? Nem tanto. Hoje em dia essa tarefa pode ser mais rápida do que você imagina, dependendo da plataforma escolhida. Criar um blog envolve algumas exigências básicas:

Primeiro, você precisa contratar um serviço de hospedagem de sites; Calma! a maioria deles são gratuitas!

A segunda etapa é assegurar um endereço atraente para a sua página junto a um serviço de registro de domínios;

Depois vem o webdesign. No entanto, essas palavras assustam muita gente, com medo da complexidade do trabalho, mas hoje em dia as páginas de hospedagem, já oferecem layouts prontos para o seu blog como ferramenta de comunicação. Sem a necessidade de você ser um expert em programação e design. Para facilitar e muito o seu trabalho.

É aí que entram os CMS, ou content management systems (sistemas de gerenciamento de conteúdo, na tradução). Essas são plataformas que simplificam — e muito — o trabalho de construir um site, até para quem olha para uma linha de código e só enxerga confusão.

E afinal, porque é importante criar um blog?

Depois da história e mostrar um pouco da importância de ter um blog como ferramenta de comunicação com o seu público, chegou o momento de listar os motivos para que você tenha esse meio de contato com o seu cliente, e assim aumentar a sua visibilidade na internet. Na sequencia você verá que acima de tudo, é muito mais econômico e ágil ter um blog, quando se pensa numa comunicação rápida e direta com o seu público.

Comunicação e Engajamento

O blog como ferramenta de comunicação pode ser um canal direto com seu cliente. Além disso, as plataformas de post são fáceis de utilizar e permitem que você divida informações em tempo real com as pessoas, e elas podem dar opinião e compartilhar tudo com seus amigos.

SEO

Ter um blog para a sua empresa fortalece o SEO (Otimização do Mecanismo de Busca). O Google favorece conteúdos novos e que se engajam, colocando-os nas primeiras páginas de resultado.

Por exemplo: Imagine a situação em que as páginas do seu site não são atualizadas com frequência. Com um blog, você tem a oportunidade de criar outras páginas a todo momento, indexando às buscas cada vez mais resultados.

Assim, você pode tentar colocar nas primeiras páginas posts que respondam a perguntas comuns dos seus clientes sobre o segmento de mercado. Por exemplo: uma empresa que vende lâmpadas pode criar um blog e fazer um post com o título “Qual é o melhor tipo de lâmpada para abajur?”. Todas as pessoas que tiverem essa dúvida poderão acessar o post.

Facilidade

Começar um blog dirigido a sua empresa não é difícil. Plataformas como WordPress são fáceis de usar, com templates e plugins instaláveis até por quem não entende de design ou programação. Em outras palavras, foi-se o tempo em que para se criar uma página na internet era necessário ser um expert em programação, por exemplo.

Redes Sociais

Seus posts de blog são uma ótima maneira de alimentar as redes sociais. Você pode compartilhar conteúdos relevantes para a sua audiência e conseguir mais relevância nos canais sociais com engajamento. Além disso, é o seu conteúdo autoral e inédito que está indo as redes sociais.

Tom de Voz

O blog é uma maneira de reafirmar o “tom de voz” da sua marca. Por lá, você poderá falar sobre novos produtos, ações e notícias relacionadas à empresa, destacando a personalidade do negócio. Além disso, você também pode oferecer espaço para os colaboradores falarem sobre suas expertises. No entanto, se for o caso, construir uma referência no nome do CEO ou de outra autoridade da empresa pode ser uma boa ideia. Combine com postagens no LinkedIn!

Público

À medida que você realiza postagens no blog para a sua empresa, mais você conhece seu público. E o contrário também acontece. Dessa forma, as pessoas começam a interagir, e consequentemente você tem chance de conhecê-las melhor e entender quais tipos de conteúdo mais lhes interessam. Acima de tudo, para monitorar isso bem de perto, não deixe de utilizar ferramentas como Google Analytics.

Conhecimento

Toda empresa tem algum tipo de conhecimento que é só dela. Por exemplo, compartilhar isso coloca seu negócio como referência na área e permite que o consumidor passe a olhá-lo de forma especial . Assim, ele passa a confiar mais na sua marca. O blog ajuda, de maneira significativa, a compartilhar essas informações úteis com as pessoas.

Buzz

Quando você constrói seu blog e produz conteúdo de qualidade e com frequência, as pessoas começam a falar cada vez mais sobre ele e sobre você. Portanto, quem sabe o buzz gerado não chama a atenção da mídia?

Atrair visitantes para o site

Seu site e seu blog atuam de forma conjunta para atrair visitantes. Portanto, quando você produz conteúdo, as pessoas se interessam mais pela marca e têm a oportunidade de visitar sua home. Além disso, você pode adicionar links para o site no texto – com a condição de que sejam relacionados ao tema.

Em suma, quando você tem mais visitantes chegando ao seu site e ao seu blog, mais chances tem de conquistar leads e vendas.

Resultados

Ter um blog para a sua empresa pode se tornar cada vez mais lucrativo e eficiente com o tempo. Conforme a sua autoridade for sendo construída, mais o domínio estará qualificado para os mecanismos de busca.

Assim, basta manter a qualidade e a frequência de posts para ver os resultados crescerem. Alguns posts de blog, mesmo depois de anos, continuam levando visitantes para os sites das empresas.

Crie um blog para a sua empresa

Como você pode perceber, o blog como ferramenta de comunicação pode ser muito vantajoso para sua empresa. Basta que você encontre a forma certa de utilizar essa ferramenta para alimentar ainda mais o crescimento do seu negócio.

Além de ser fácil e acessível, sua audiência terá acesso a informações relevantes que só você pode lhe dar. Para fortalecer ainda mais suas estratégias de comunicação.

Quer saber mais sobre o assunto?

Faça você mesmo: Dez dicas para iniciar o seu Marketing Digital

Realizar a análise de dados é importante no marketing

Veja mais dicas no facebook ou no instagram!

Entre em contato conosco:

Atendimento Online ou Presencial (respeitando o distanciamento social)
51 9893 27616 | contato@cometacomunicacao.com.br

Clique aqui para falar com a gente agora pelo Whats App

Deixe uma resposta