Faça você mesmo: Dez dicas para iniciar o seu Marketing Digital

Faça você mesmo: Dez dicas para iniciar o seu Marketing Digital

Pelo menos uma vez, já aconteceu aquela dificuldade para atrair novos clientes. No entanto, elas fazem parte da rotina de quem tem o seu próprio negócio. É nessa hora que quem é visto como dispensável, pode ser grande um diferencial para o seu negócio. Falamos de dicas para iniciar o marketing digital.

No entanto, ele pode deixar ser o vilão da história, e você não precisa ser um ‘expert’ para dar um ‘start’ no trabalho que pode dar a visibilidade que tanto pretende para o seu negócio. Seguindo a cartilha do “faça você mesmo”, vamos te dar as dicas para você posicionar o seu negócio e assim, conquistar mais clientes. Vamos a elas:

1 – Qualidade de conteúdo é uma das dicas para iniciar o seu marketing digital

Observe o nível de qualidade que os concorrentes aplicam na geração do seu conteúdo. Além disso, é importante analisar as estratégias utilizadas por eles e o seu impacto no mercado.

Dica:

Copiar o padrão de qualidade da concorrência, pode sim, ser a base para que você desenvolva o seu conteúdo diferenciado, buscando também atingir um nicho mais específico no mesmo mercado.

2 – Serviços profissionais são importantes para iniciar o seu marketing digital

Atenção a estrutura do site, e demais canais de comunicação dos seus concorrentes. Observe se o concorrente tem um profissional para produção de fotos e elaboração dos textos. Isso servirá como base para que você também contrate tais serviços num segundo momento, melhorando a qualidade do conteúdo. Em outras palavras, começar uma jornada de dicas para iniciar o marketing digital, por sua conta, não fará você um ‘expert’.

Dica:

Jamais despreze a possibilidade de contar com um profissional da área, certo? Lembre-se que você estará investindo no marketing do seu negócio.

3 – Uma das dicas para iniciar o marketing digital, é apostar no relacionamento com o cliente

Para começas a nossas dicas para iniciar o marketing digital, é importante para aprender com a concorrência, pesquisar como é o relacionamento deles com os seus clientes. Portanto, isso pode ser feito ao observar as avaliações feitas nos canais de comunicação do concorrente.

Dica:

Busque identificar aquilo que mais agrada e, principalmente, o que mais desagrada os clientes no marketing digital.

4 – Analise a logística concorrente

Analise a logística dos seus concorrentes, é uma dica de ouro para iniciar o marketing digital. Com essas informações, é possível pensar estratégias mais eficazes e identificar o que já funciona e o que não é eficaz no mercado.

Dica:

A cadeia logística envolve fornecedores, serviços de entrega, administração de estoques, no entanto, fique atento a tudo que envolve a sua capacidade de fazer o seu serviço chegar ao seu público mais rápido.

5 – Busque melhorar o seu alcance

Uma dica para iniciar o marketing digital, é identificar qual alcance é desejado pelas empresas concorrentes é importante para desenvolver uma estratégia de marketing digital. Ela pode ser local, regional, em um estado, no país ou até mesmo no mundo. Por exemplo, se o principal concorrente busca desenvolver estratégias para captar clientes a nível nacional, a empresa pode segmentar um pouco mais o público e buscar uma relação mais próxima com os consumidores e dedicando-se ao público local e regional.

Dica:

Tenha pés no chão, mas sonhe alto!

6 – Atenção a forma de contato com clientes no marketing digital

Fique atento a forma como os seus concorrentes se relacionam com os clientes, tais como estrutura a de e-mail marketing, campanhas publicitárias, anúncios no Google, e redes sociais.

Dica:

Observe o engajamento dos clientes, e o que traz mais resultados e principalmente as possíveis brechas que o concorrente esteja deixando. É nesses espaços que sua empresa pode agir.

7 – Diferencie-se dos demais!

Dentro de algumas das lições de casa que regem a rotina do empreendedor, é importante reservar um tempo para identificar o que se pode fazer de diferente (e melhor) do que a concorrência. Da mesma forma, isso abrange tanto a geração de conteúdo para o site, redes sociais, novos serviços ou produtos agregados.

Dica:

Jamais faça o mesmo que os seus concorrentes, ou então você será apenas mais um dentro de um mercado competitivo.

8 – Fique atento a falta de segmentação

Um dos erros comuns dos concorrentes pode ser a falta de segmentação. No entanto, identificar se as estratégias de marketing digital são bem segmentadas é item básico para ver qual nicho o concorrente está deixando de atender.

Dica:

Evite atirar para todos os lados, a palavra de ordem aqui é: foco! Portanto, escolha o seu público-alvo e vá a luta!

9 – Observe os conteúdos irrelevantes da concorrência

Assim como é necessário prestar atenção aos conteúdos mais relevantes da concorrência. Além disso, é válido analisar aqueles menos relevantes, evitando assim cometer os mesmos erros.

Dica:

É no conteúdo sem relevância dos concorrentes que estão seus erros!

10 – Seguidores não são clientes!

Não se impressione com o número de seguidores nas redes sociais dos concorrentes. Nem sempre ter muitos seguidores significam potenciais clientes, fique calmo.

Dica:

Desde que a segmentação de mercado seja bem feita e atraia pessoas realmente interessadas no produto ou serviço da empresa, o número de seguidores é o menos importante nessa hora.  

Bora fazer juntos?

E aí? Já avaliou como está o desempenho dos seus principais concorrentes e o que sua empresa pode aprender com eles? Nós podemos te ajudar!

Por fim, quer saber mais sobre o assunto?

A era da Transformação Digital otimizando o seu negócio

Realizar a análise de dados é importante no marketing

Veja mais dicas no facebook ou no instagram!

Entre em contato conosco:

Atendimento Online ou Presencial (respeitando o distanciamento social)
51 9893 27616 | contato@cometacomunicacao.com.br

Clique aqui para falar com a gente agora pelo Whats App

Deixe uma resposta