Como empreender em marketing digital na pandemia?

Como empreender em marketing digital na pandemia?

Entender como funciona o Marketing Digital e suas principais estratégias e práticas é uma excelente oportunidade para incrementar os resultados de qualquer empresa. Porém, ainda existe um número limitado de instituições de ensino que oferecem esse tipo de formação. E os muitos interessados não sabem onde buscar o conhecimento. Neste período de pandemia, o empreender em marketing digital pode ser uma alternativa interessante.

No entanto, além dessa dificuldade, quem trabalha na área de comunicação, sabe que as atualizações são constantes. De repente, surge uma nova rede social ou ocorrem mudanças em ferramentas de análise de métricas. Por exemplo, manter-se em dia com as melhores práticas é essencial para garantir o sucesso das suas ações.

Dessa forma, o objetivo deste post é listar algumas sugestões, para você tirar dúvidas de como empreender no Marketing Digital e incrementar o seu conhecimento.

Na internet, uma infinidade de conteúdos sobre marketing digital disponíveis podem ser o ponto de partida

Use e abuse da leitura de blogs

Acompanhar blogs é um hábito muito importante para se manter atualizado com as últimas novidades em Marketing Digital e suas áreas específicas, como mídias sociais. Além disso, os blogs são plataformas agregadoras de conteúdo, onde o leitor tem a oportunidade de acessar e aprender com publicações mais antigas. No entanto, a maioria dos blogs oferecem a possibilidade assinatura de uma newsletter com as últimas atualizações de conteúdo. A medida garante que todas as novidades serão enviadas para o seu e-mail e otimiza o seu tempo.

Busque por materiais didáticos

Existem vários livros, eBooks, whitepapers e guias sobre Marketing Digital disponíveis no mercado a preços acessíveis ou até mesmo gratuitos. Esses conteúdos reúnem exemplos, gráficos, estudos de casos e informações aprofundadas sobre o tema, sendo esses materiais ricos, eles são uma boa fonte de aprendizado e de consulta. Numa rápida busca na internet, há uma gama interessante de materiais educativos. Por lá é possível encontrar e-books gratuitos e com temas variados como introdução ao Marketing Digital, produção de conteúdo, mídias sociais, compra de mídia, SEO e E-mail Marketing são alguns dos assuntos.

Séries em vídeo são alternativas de conteúdo

Séries de webinars são alternativas para quem gosta de vídeos

Para quem prefere a facilidade de assistir a vídeos, webinars também são boas fontes de informações. Eles oferecem uma oportunidade extra: durante a transmissão, você pode interagir com o palestrante, enviando dúvidas e comentários. O Youtube hoje é a principal plataforma de webnars e oferece algumas séries que podem potencializar o seu conhecimento em marketing digital.

Fóruns, grupos e comunidades são boas fontes de conteúdo

Conversar com pessoas que têm interesse, conhecimento e dúvidas sobre o assunto é umas das melhores maneiras de aprender o Marketing Digital. Em grupos, os participantes podem tirar dúvidas, compartilhar o que sabem e indicar referências como artigos, livros e outros materiais. Além disso, procurar por grupos com pessoas reconhecidas na área aumenta suas chances de aproximação. Por exemplo, uma excelente ferramenta para encontrar essas turmas é no LinkedIn, onde os usuários costumam se conectar ao redor de temas de interesses.

Siga contas de pessoas e empresas nas redes sociais

Quem não usa as mídias sociais para se manter informado? Seguir pessoas e empresas é como assinar seu feed de notícias. Canais como o Twitter permitem uma interação direta com qualquer pessoa. Você pode tirar dúvidas e trocar informações com elas. Experimente iniciar uma conversa marcando @ seguido pelo nome do contato na rede. É provável que você tenha uma resposta. Quem sabe este não é o início de um relacionamento bastante interessante para seus negócios? Além disso, Facebook, Instagram e LinkedIn são outras redes sociais muito usadas no Brasil e que estão cheias de empresas e pessoas compartilhando conhecimento sobre Marketing Digital.

Cursos sobre marketing digital e eventos on-line são boas alternativas durante a pandemia

Participe de eventos

Vale ficar de olho na agenda de encontros realizados pelas universidades ou por empresas sobre Marketing Digital, pois muitos deles são gratuitos. Nesse período de pandemia os eventos estão sendo transmitidos ao vivo pela internet ou gravados e disponibilizados para você assistir depois. Por outro lado, passado o período de pandemia, marcar presença nos encontros presenciais é uma oportunidade de conhecer pessoas e fazer networking, o que amplia as possibilidades de aprendizado.

Sempre que possível, faça cursos!

Sabemos que nesse período, a grana de fato está curta para todo mundo. Mas a internet hoje oferece vários modelos de ensino, sejam eles de longa ou curta duração. Há cursos que abordam toda a área de Marketing Digital e outros mais focados em uma especialidade, como anúncios e SEO. Por isso, vale uma boa pesquisada por cursos na internet onde é possível encontrar conteúdo de qualidade tanto para quem deseja investir ou até mesmo para quem está com a grana apertada.

Avalie a contratação de uma mentoria

Já pensou em ter profissionais analisando o seu negócio e as suas ações de Marketing Digital para propor melhorias?

Fazer uma mentoria em marketing digital para apontar acertos e erros, pensar em soluções estratégicas e indicar o melhor caminho para alcançar os resultados também é opção para você aprender na prática – e ainda garantir sucesso das suas ações.

Se você precisar de dicas, conheça a Cometa Comunicação Digital, onde oferecemos uma mentoria especializada para alavancar seus resultados em Marketing e Vendas.

Por fim, colocar em prática essas maneiras de empreender em Marketing Digital é uma fonte imensa de conhecimento. Ainda mais importante é aplicar e validar os aprendizados na sua rotina. E acima de tudo lembre-se: estratégias digitais feitas por grandes empresas nem sempre são as melhores ações para pequenos e médios negócios. Ao ler estudos de caso ou materiais direcionados a corporações, analise e identifique aquela que se encaixa para o seu negócio.

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