Realizar a análise de dados é importante no marketing

Realizar a análise de dados é importante no marketing

Qual a importância de realizar a análise de dados?

Coletar informações e realizar a análise de dados para a tomada de decisão. O mundo digital nos acostumou a uma realidade na qual fazer investimentos de forma aleatória deixou de ser uma possibilidade plausível. Atualmente, quando se trata de estratégias de marketing digital, são poucas aquelas que não levam em consideração os números.

Quando pesquisamos na internet a busca se transforma em dados, e eles podem nos ajudar a entender melhor quais serão os comportamentos dos usuários. Em outras palavras, é por essa razão que tomar decisões sem dados, sejam eles quais forem, pode representar uma grande perda de tempo e dinheiro para a agência e seus clientes.

Então, bora entender um pouco a importância da análise de dados para o seu negócio?

Use da assertividade para realizar a análise de dados

Identifique os melhores dados

Para começar, faremos uso do seguinte raciocínio: É melhor impactar dez pessoas e vender para cinco delas ou é melhor impactar cem pessoas e vender para as mesmas cinco? Embora em ambos os casos o resultado final seja o mesmo, é bem provável que a ação que impactou um número maior de pessoas, custou mais caro e envolveu mais trabalho.

A ideia do uso de dados em prol da assertividade, o que não se trata de impactar um número significativo de pessoas, mas sim se impactar usuários que tenham interesse real em se tornar consumidores. Em outras palavras, em um primeiro momento não é a quantidade que importa, mas sim a qualidade.

Assertividade leva a eficiência para realizar a análise de dados

Engana-se quem acha que somente para as grandes empresas, a análise de dados é eficaz. E dentro de um mercado competitivo, o uso de dados pode ser um diferencial ainda mais significativo. A assertividade é a possibilidade de reduzir as chances de erro ao valor mínimo possível. Isso faz com que mesmo campanhas com pouca verba possam obter bons resultados. Em linhas gerais, não é a quantidade que faz a diferença, mas sim a qualidade das ações executadas a partir do que os dados sugerem. Também é importante lembrar, que nem todos os dados disponíveis são relevantes.

Dica importante: Interpretar dados não é “achismo!” evite-os!

Quantas vezes você já teve uma impressão sobre um determinado assunto e, ao conferir dados estatísticos, percebeu que estava enganado? Certamente isso já ocorreu várias vezes com você? E está tudo bem, isso é absolutamente normal.

É nesse momento que o “achismo”, algo muito comum para quem é inexperiente no marketing digital entra em cena, e que se levado em conta, pode ser muito perigoso. É importante evitar todo e qualquer tipo de suposição baseada em informações imprecisas, e partirmos sempre para o mundo real, pois é ele que vai mostrar o caminho a seguir.

Por fim: Deixe a sua comunicação nas mãos de especialistas

A análise de dados e o mundo do marketing digital se destacam pelo seu dinamismo. Há inúmeras ferramentas para realizar a análise de dados, e estar atento à serventia de cada uma delas requer muito investimento e estudo.

Para quem não é da área de comunicação, pode ser difícil dar conta de acompanhar movimentações tão intensas além do dia a dia do negócio. Em outras palavras, apostar naquilo que você “acha” e não deixar que os números o convençam pode significar ações menos eficazes, e com um custo maior e resultados abaixo da expectativa.

Por tanto, é importantíssimo contar com um profissional de comunicação para elaborar a sua estratégia de marketing digital. É ele que vai saber ler, interpretar e direcionar o caminho a seguir para a comunicação do seu negócio decolar e assim atingir os resultados desejados, com o movimento mais adequado possível do seu empreendimento.

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